FeedBack

 

Friday, November 18, 2005

Uma miseravél benção!!!

" Um feedback com muita misericórdia!!"
Tudo que possamos aqui escrever sobre uma das esperanças do cinema nacional para o fim deste ano, poderá não passar de um deslumbramento miseravél! Isto tudo porque falamos de um filme que até Eça com uma câmara nas mãos faria, consideravelmente melhor! Ou não fosse a principal característica vincada em Eça, que Carlos C. da Silva se esqueçeu de anotar...
A CRÍTICA!!!

De facto é doloroso, quase cruel, quando a propaganda a filmes portugueses nos remete para um horizonte cinematográfico que na realidade não estavamos a espera. Trocando por miúdos, quem se desloca a uma sala de cinema para ver este filme, vai sair de lá com uma leve sensação de que foi engando!
O caso já é real (estreou dia 27 de Outobro), e o seu conteúdo é mesmo uma mediocre cópia da grande obra literária de Eça de Queirós!

Quando Carlos Carrera o mexicano que em 2001 escandalizou a igreja católica ao realizar um filme na sombra da obra de autor português, teria certamente em mente retratar de forma fíel tudo o que diz respeito ao "passado" do crime, as personagens, os ambientes e os gestos... E assim o fez!
Ora tudo isto e infelizmente ficou adulterado, da pior maneira possível, quando Carlos Coelho da Silva deu por terminadas as filmagens do filme português. Daí se levantam inumeras questões, e surgem de rachada algumas afirmações perantórias... o nosso realizador não percebeu rigorosamente nada do que Eça escreveu!!! Mas nada mesmo!
Numa atitude muito à frente, tentou-se passar para "o crime do padre amaro" do séc XXI, tudo o que de menos útil o filme exigeria!
- Street Fight´s á maneira tuga, hip-hop, sexo e clíchés por toda a parte!
Este filme não passa de uma re-criação do argumento original, mas desta vez sem côr, sem ânimo, sem intenção!

Dá que pensar se o telespectador português já se contenta com filmes da treta!!!

Em tudo o que poderiamos dizer sobre o filme, uma coisa teremos a certeza, feedback´s serão muitos mas com miserícória quanto baste para não borrar a pintura da realização nacional!
Em remate final, a igreja católica poderá dar mais uma hóstia, aos actores com liguagem sagrada, pois nem críticarem souberam fazer! Mais uma vez antagonizando o filme nacional com o mexicano, atríbuimos sem dúvida 20 valores à interpretação de Carlos Carrera, que seguiu à risca o que Eça indicou. Excelente trabalho de casa!
Por estas e por outras, só alguns dentre os gigantes do cinema portugues vingam! Uma grande vénia ao imenso Manoel de Oliveira!

Quanto aos prémios, nem pensem ir a Cannes! Contentem-se com uma frases na capa das revistas cor-de-rosa!
A recomendação do feedback, é mesmo esperar para ver o filme... na TV, quando sair, porque em tempo de ressessão é de todo desapropriado dar dinheiro para ver um filme, que de bom grado dizemos; "faltou um bocadiiiiiiiiiiinho assiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmmm"
Que a piedade esteja com a opinião pública... Àmen!
/rbn/

Clique para ver o Triler

|| rbn´s blogue, 5:52 AM

0 Comments:

Add a comment