FeedBack

 

Thursday, April 21, 2005

Tudo em pratos limpos.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, está disposto a clarificar perante o Parlamento Europeu (PE) as polémicas férias passadas no iate de um magnata grego. A manifestação de vontade surgiu depois de os socialistas europeus lhe terem pedido explicações.

Segundo a porta-voz do Executivo comunitário, Françoise Le Bail, «é claro que o presidente está ao dispor do Parlamento Europeu se este decidir algo nesse sentido». Le Bail assinalou ainda que Durão Barroso «teve ocasião» de falar com o presidente do PE, Josep Borrell, em Moscovo - onde se deslocou para preparar a cimeira UE/Rússia - e «explicar e clarificar os detalhes da história».

A polémica refere-se a um cruzeiro efectuado por Durão Barroso e a mulher, no Verão passado, num iate de um magnata grego, Spiro Latsis - que dirige um grupo económico das áreas marítima, financeira e petrolífera -, com o presidente da Comissão Europeia a rejeitar tratar-se de um «conflito de interesses» com o cargo que ocupa. O assunto foi trazido a público pelo jornal alemão «Die Welt» e, na quarta-feira, o presidente do grupo socialista do PE, Martin Schultz, instou Barroso a esclarecer a situação.

Na opinião de Schultz, «há demasiada especulação em redor do tema neste momento. É do interesse de todos que haja uma clarificação». Para o socialista, a «melhor forma» de resolver a questão é que Durão Barroso a explique numa reunião de líderes políticos do Parlamento Europeu (Conferência de Presidentes).

Na quarta-feira, em Genebra, o ex-primeiro-ministro português defendeu o seu direito à vida privada, nomeadamente o de passar as férias com a família e os amigos, negando-se assim a comentar um assunto que «remete para a vida pessoal».

Expresso 21/Abril 2005

/rbn/
|| rbn´s blogue, 3:07 PM

0 Comments:

Add a comment