Não sei de que forma hei-de começar este artigo! Tal é a caricatura de "um pais á beira-mar plantado" que no minimo me faz chorar de tanto rir!
Tão pequenina que é a nossa "aldeia" que todos sabem os nomes uns dos outros! Ou quase todos...
Se não fosse assim como é que alguém saberia a alcunha por que é tratada a filha de uma tal... Cinha Jardim!
Hilariante o cenário!
No outro dia estando a ver um programa que coloca a prova o meu conhecimento a nível de cultura-geral, dou de caras com uma pergunta a valer 2mil euros que surgia inóspitamente assim;
"Porque alcunha é conhecida a filha de Cinha Jardim?"
O quê? Quem? - Instantaneamente sai-me estas questões para o meu parceiro de jogo, o meu Pai!
entre olhares repletos de sofrimento e angústia por tal questionário, não por a pergunta ser dificil (partindo do presuposto de que não faz sentido...) mas sim por ser enervantemente mesquinha e elitista!
Não tendo meios a medir, abro a enciclopédia e... nada de tal ser!
Acreditem nem sombra!
E olhem que procurei em Artes, Ciências, História... tudo que se poderá rotular de realmente importante e crucial para o desenvolvento intelectual de um jovem/adulto!
Num olhar parnorâmico por todo este portugal, direi que mais que uma simples pergunta, é a sua essencia, que neste caso é zero, mas que se desejaria ser instrutiva!
Num pais onde somos "completamente manipulados pelos media e por um sistema misterioso onde reina a pedofilia, a corrupçao, a fraude onde o pobre esta sempre abaixo do rico, onde o apito é dourado" é natural que surja assim questões!
A proporção de tal pergunta faz jus ao país em que vivemos... um pequeno, bem pequenino pedaço de terra plantado á beira-mar!
/rbn/