FeedBack

 

Monday, March 28, 2005

CE implacável I... os "bófias" contra-atacam!

Para que não sabe, passa já a saber; o cardápio de coimas que deverão ser aplicadas no novo código da estrada vão encher os bolsos do ESTADO!
Este convite ao civismo na estrada, é anunciado em várias revistas automoveis e não só, o que facilita ao leitor evitar erros que poderão ser fatais na sua carteira!
Para quem não está atento aos up-grades do CE, o feedback, lança aqui a lista acessível de coimas que poderão ser aplicadas aos condutores.

Excesso de Álcool: A taxa de alcolémia máxima mantêm-se a mesma nos 0,5g/L de sangue. Mas, agora, quem acusar entre 0,8g/L e 1,2g/L terá de suportar um valor algures entre os 500 e os 2500euros. E estará também sujeito á inibição de conduzir. (relembramos que no anterior CE as multas situavam-se entre os 300 e os 1800euros!)
Excesso de Velocidade: Quem circular a mais de 60km/H nas localidades, ou a mais de 80km/H fora delas, pagará entre 500 e 2500euros. Entre 40 e 60km/H acima dos limites de velocidade nas localidades implica uma coima de 300 e 1500euros. (anteriormente andar a mais de 30km/H custava 60 a 300euros; de 30 a 60km/H acima do permitido, 120 a 600 euros. E a mais de 60km/H obrigava a despender 240 a 1200 euros. Particularidade interessante, era a indiferença em relação a dentro ou fora das localidades!)
Telemóvel: Falar em movimento sem auricular ou alta-voz é sinónimo de desenbolsar o pagamento na ordem dos 120 a 600euros... mais a inibição de conduzir! (os valores são iguais, não se aplicava a inibição de conduzir!)
Falta de Seguro: Entre os 500 e 2500euros! É o que terá de pagar se não se encontrar em dia, ou simplesmente se não tiver o seguro de responsabilidade cívil, acrescentando a apreenção da carta e/ou o veículo. (Dantes, bastava 300 a 1500euros e assunto encerrado!)
Desobediência a Autoridade: Quem não parar á ordem do Sr agente da autoridade será punido com coima que ronda os 500 e 2500euros e sem qualquer lamentção ficará sem conduzir de dois meses a dois anos. ( No sistema anterior 90 a 450 euros pagos e poderia faltar ao respeito ao proximo policia... ou nao!)
Estacionamento nas passadeiras: Parar ou estacionar o veículo nas passadeiras vai ficar caro apartir de agora, 60 a 300euros é quanto o automobilista vai ter que "arrotar"!
Circular em contra-mão: Os menos atentos á sinalização e aqueles que se aventurarem a andar em sentido contrário, além de dizerem "adeus" a carta de condução, terão também de pagar uma coima que irá estar entre os 250 e 1250euros. (no "antigamente" era quase a mesma coisa.. 120 a 600euros e respectiva inibição de conduzir!)

Na opinião do custume, o feedback lança um "sorriso" ao novo CE (Código da Estrada), pois ou os condutores portugueses aprendem a bem ou a mal! As coimas, são acessiveis a quem tanto investe em meros exibicionismos ambulantes, ainda que parecendo-nos a nós um pouco suaves de mais em certas ocasiões, cite-se; o "andar" em contra-mão que apresenta valores muito inferiores de coimas em relação aos que são panhados sem seguro! A questão não pode ficar somente na mente e lança-se o repto...
-Será um condutor pouco atento aos seguros automoveis, do mesmo "calibre" de um assassino sobre rodas que ande em contra-mão? (note-se a difrença de multas que poderá ir dos 250 a 1250 euros!) - dá que pensar...
Não sendo extremismo da nossa parte, "diriamos mesmo que seja qual for o motivo que leve à cassação da carta, a mesma implicará um "carimbo" de dois anos! O mesmo seria estabelecer uma pena de prisão de 20 anos para todos os homicidios... Fácil, não?"
QUE A AUTORIDADE, ESTEJA CONVOSCO....
/rbn/
|| rbn´s blogue, 1:33 AM

0 Comments:

Add a comment