Casos de pedofilia e abuso sexual a crianças têm chocado o País, dando a conhecer uma realidade que parece comprometer os mais insuspeitos sectores da sociedade.
Apesar de todas as denúncias, os casos de abuso sexual de menores conhecidos pelas autoridades são apenas a ponta de um iceberg:
- as crianças não têm estrutura psicológica para lidar com um tipo de violência que, muitas das vezes, é praticada por pessoas que lhe são próximas ou que se encontram dentro do próprio lar.
- os criminosos, por seu turno, escondem-se na capa de um anonimato, garantido com o poder da ameaça, da coação e até com a conivência de redes organizadas.
É impossível conhecer a verdadeira dimensão da tragédia mas é possível a ajuda e a prevenção.
O portal SAPO quer dar o seu contributo contra a pedofilia na Internet e conta com a ajuda dos internautas para combater este crime punido por lei.
Como pode ajudar:
Se tiver conhecimento, através de terceiros ou da navegação, de sites com conteúdos sexualmente abusivos contra crianças, envie um e-mail para
abuso@mail.sapo.pt. Nesse e-mail deverá indicar o assunto, a morada do site em questão e/ou outros dados relevantes.
A equipa do SAPO salvaguarda a identidade dos utilizadores, não revelando os seus dados pessoais, e encarrega-se de encaminhar todas as informações para as autoridades competentes.
Obrigado pela sua participação!
Mª Inês